26 outubro 2003

VITAMEDIAS

A preocupação: Ex-assessor de Martins da Cruz é o novo director do "DN"
A memória (de algumas passagens entre governantes (ou ex-) e jornalistas só em 2003):
- "O novo director do semanário "Notícias de Leiria" é simultaneamente o presidente do conselho de administração da empresa e deputado municipal pelo PSD. Adélio Amaro ocupou o cargo de director de jornal na passada sexta-feira na mesma altura em que deixaram a publicação três jornalistas, entre os quais o até agora director, João Paulo Leonardo. Estas demissões ocorreram pouco tempo após a aquisição da maioria do capital da empresa proprietária do jornal por um novo accionista." (in Público, 20.10.03)
- Filha de Isaltino e Director da Lusa Lançam-se no Imobiliário
A filha mais velha de Isaltino Morais, uma psicóloga com 27 anos e um estágio na área da deficiência mental, fundou no ano passado, com o marido e um jornalista profissional - antigo colaborador e antigo sócio do ex-presidente da Câmara de Oeiras e ex-ministro do Ambiente - uma empresa cujo objecto social consiste na "construção e venda de imóveis", bem como na "aquisição de imóveis para revenda".
A escritura de constituição da sociedade, denominada TBB, Empresa Imobiliária e de Construção Ldª, foi celebrada em 25 de Junho do ano passado num cartório notarial de Lisboa e publicada no Diário da República de 24 de Julho último. De acordo com o documento, o sócio Fernando do Nascimento Trigo, actualmente "director-coordenador" da agência Lusa e número dois do seu presidente, Luis Delgado, detém 50 por cento do capital de seis mil euros. [...]
A sede da nova empresa, de que são gerentes os três sócios, está registada na residência de Fernando Trigo, em Linda-a-Velha. [...]
Segundo Fernando Trigo, "a sociedade vai comprar e vender o que aparecer, mas até aqui ainda não comprou nem vendeu nada". O empresário - que até Março deste ano foi director de informação da Lusa, altura em que foi substituído nessas funções e passou a "director-coordenador" - sustentou que foi a própria empresa a requerer, através de um advogado, à Conservatória do Registo Comercial de Cascais, já depois da demissão de Isaltino Morais do Governo, a aceleração do seu processo de publicação em Diário da República, por forma a poder iniciar a sua actividade. [...]
"Associo-me a quem quero, sou livre e pago os meus impostos", indignou-se Fernando Trigo. (in Público, 13.08.03)
- Manuel Teixeira e José Silva Peneda vão integrar o Conselho de Administração (CA) do "Jornal de Notícias" como membros não executivos. Manuel Teixeira foi director e administrador do jornal "O Comércio do Porto", esteve ligado à Rádio Press e ingressou no grupo Lusomundo, no âmbito do qual passou a ter competências na administração da TSF. Silva Peneda foi ministro do Emprego no governo de Cavaco Silva e actualmente é o presidente da Sodesa, empresa do grupo Sonae da área da energia. É ainda responsável pelo futuro Media Park da cidade do Porto. (in Público, 22.03.03)
- O presidente em exercício da Câmara Municipal de Felgueiras, ontem constituído arguido no processo "saco azul", foi ouvido pela Polícia Judiciária de Braga.
António Pereira foi ouvido na sua qualidade de presidente da associação que edita um jornal local, conotado com o Partido Socialista.

No decurso das investigações do denominado "saco azul", o autarca foi ouvido como testemunha, mas os investigadores da PJ fizeram nas últimas semanas buscas na redacção do jornal "O Sovela", cuja proprietária e editora é a Associação para o Desenvolvimento, Educação e Cultura de Felgueiras (ADEC).
Esta associação é presidida desde Setembro de 1998 por António Pereira, que sucedeu no cargo precisamente à presidente da câmara com mandato suspenso, Fátima Felgueiras. (in Lusa, 13.03.03)
- PSD Escolhe Fundador de "O Independente" para Integrar AACS
João Amaral, fundador do semanário "O Independente" e ex-director de informação da Rádio Renascença, foi escolhido pelo PSD para integrar a Alta Autoridade para a Comunicação Social (AACS), noticiou a Lusa. João Amaral começou o seu percurso profissional no Estado em 1968, como funcionário da secretaria de Estado da Informação e Turismo, tendo trabalhado mais tarde no Ministério da Comunicação Social. Depois de uma curta passagem pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, em 1980, ingressou na Rádio Renascença, onde desempenhou os cargos de chefe de redacção, director- adjunto de informação, director de informação e director de informação e programas. Em 1987 abandonou a rádio para fundar o semanário "O Independente", onde permaneceu até 1991. Nesse ano assumiu as funções de director do jornal "Semanário", que desempenhou até 1994, acumulando com o lugar de director de programação cultural da Expo-98. Actualmente, era consultor para assuntos de comunicação e marketing, tendo sido conselheiro editorial da SOCI. (in Público, 24.01.03)
A questão: Mário Bettencourt Resendes é chutado para cima (também conhecida por "prateleira")?