31 outubro 2003

VITAMEDIAS

Não vou falar do Encontro Informal de Blogues, porque estive lá como jornalista (leiam segunda-feira se estiverem interessados nas minhas notas...).
Mas posso referenciar alguns dos blogues que lá poisaram e têm algo a dizer nos seus espaços (sem nenhuma ordem especial):
Crítico Musical: organizador, dinamizador e tentou ser moderador. Ainda bem que falhou. E uma surpresa que demonstra como se tem ideias feitas sobre os "bloggers" devidas aos textos publicados e na sua presença elas são desfeitas...
José Mário Silva: desvendou os perigos dos blogues para viciados em telenovelas, pela experiência do irmão numa biblioteca nacional :-) E a TVI não estava presente - raios! andam as televisões preocupadas com a Casa Pia!
Paulo Querido: não bastava o seu serviço público (atenção que não há pão para malucos, ele dá pontapés nos servidores...), de ser co-autor do primeiro livro sobre "blogs" em Portugal, esteve sempre a interromper-me nas minhas intermináveis questões! Não lhe perdoo!
Retorta: quem usa "Rust Never Sleeps" no blogue merece uma foto-leitura, não é Neil Young?
Socio[B]logue: Volta que estás perdoado! A sua teoria (mais do que confirmada) sobre os nodos da blogosfera de pouco serviu - leiam o texto que apresentou no Primeiro Encontro de Blogues em Braga.
Jaquinzinhos: a ler "Um Dia na Vida de um Suburbano" e depois falamos (mas nada disse em público, só o nome)...
Avatares de um desejo: um Bruno salientando a razão (ou falta dela) dos desejos de audiências e do Technorati, bem ajudado pelas dúvidas do Blogo Social Português
Adufe: o INE tem "bloggers"!!!
Desejo Casar: a maior ovação na belíssima sala para uma "blogger" que nada disse (e não, a ovação não veio apenas dos homens presentes...)
B2OB e Blog da tese: a bela Mónica e as suas belas questões sobre blogues em entidades que nada percebem disto (Mónica, o estudo sobre a "info overload" entre 1999 e 2002, intitulado "Amount of New Information Doubled in Last Three Years", está aqui).
5 Minutos: Pois, a blogosfera segue a sua direcção e nós não a podemos tentar entender? Tss, tss...
100nada (pt): denomina-se "o absolutamente vazio" mas garanto que é mentira! Tão pouco tempo de conversa, tanto que disse e tão pouco participou [act.: era "interviu" mas a alternativa "interveio" não me convenceu - obrigado H pela tentativa mas escritas às 3 da manhã só admira não haver mais erros :)].
Flor de obsessão: não me explicou porque é que os blogues são espaços de escrita livre, ao contrário dos jornais. Ficou de dizer alguma coisinha - espero um telex, um "email" ou um "post". Não esqueço!
O Quarto do Pulha:a melhor tese sobre os comentários. Não vou divulgar mas digo, como disse em público, que se trata de uma pulhice. Eh lá, mas pulhice de alto gabarito, não me entendam mal!!
Buba: apresentou-se e pirou-se. Tive pena: com um currículo invejável (leiam alguns blogues se querem saber do que falo), nada disse. O assunto não lhe interessava?
O País Relativo: Apresentou-se.
Dicionário do Diabo: voltou a falar das audiências e, questionei-me eu depois do término da coisa, porque é que são os mais visitados os que mais se preocupam com estas coisas? Ele deu a resposta no seu discurso: somos todos narcísicos, umbiguistas, e procuramos o sucesso. Pois...
E houve outros, de certeza, que eu não tomei nota. Mandem "emails" para eu acrescentar. Estamos a escrever a história da blogosfera em Portugal. Há algo de mais importante neste momento? O quê, aqueles mendigos que nos assustavam a pedir dinheiro ou os imigrantes que tentavam vender flores à porta da Sociedade de Geografia de Lisboa?