18 fevereiro 2004

VITAMEDIAS

Não consigo perceber porque estão Editores contra revelação das fontes de informação: O Conselho Europeu de Editores, presidido por Francisco Pinto Balsemão e que representa alguns dos principais grupos de comunicação da Europa, está a pressionar para que se imponham novas directrizes que protejam os jornalistas responsáveis pela informação financeira em relação à obrigação de revelar as fontes de informação, de acordo com a directiva da União Europeia sobre o abuso da informação financeira. [...]
De acordo com a directiva do abuso do mercado, e a sua directiva de aplicação independente, os jornalistas que transmitem recomendações sobre o mercado de valores vêem-se obrigados a revelar os interesses dos accionistas.
[E então: se um jornalista do Expresso escreve sobre a Impresa e detém acções desta não o deve divulgar ao público? (Quem diz Impresa ou Expresso diz outros casos semelhantes)]

Os grupos de editores não concordam com esta medida e temem que a directiva se estenda a áreas mais amplas do jornalismo.
[E depois? Que mal faria isso?...]

Na opinião dos editores, o cumprimento da directiva impõe obrigações «que são impraticáveis e desnecessárias» sobre os jornalistas financeiros que informam as recomendações feitas por outros.
Um porta-voz do Conselho de Editores, responsável por várias empresas como a Axel Springer y Pearson, proprietária do Financial Times, declarou que estão «à procura de uma forma de modificar a directiva para assegurar que os jornalistas não se sintam atrapalhados com estas medidas».
O conselho quer, pelo menos, garantias de que a directiva se aplicará só aos jornalistas que façam recomendações pessoalmente.
[Atrapalhados?!?!? Por favor...]

Alguns grupos de comunicação temem o facto de serem obrigados a publicar as fontes que elaboram as recomendações.
[E porquê? Sinceramente, não consigo perceber o porquê destas questões nem o facto de ser a associação de editores - e não dos jornalistas - quem se preocupa com isto!]

Querem um exemplo? Não devia Luís Delgado explicar se tem acções na PT - além de ser pago por ela - quando escreve barbaridades como esta: "Para investigar uma alegada denúncia de prática de dumping, é necessário que a Autoridade da Concorrência, apoiada por um género de swat team da PJ, faça um raid armado à Administração da PT? [...] Aliás, alguém sabe como é que se investiga dumping?"
Ou seja, ele não sabe mas escreve sobre as tácticas de investigação motivadas por uma denúncia - aliás, veja-se o requinte, "alegada"...]