15 junho 2004

TECNOSFERA

Sobre as poucas coisas que me enervam como se tivesse uma agulha espetada no pulso: a cópia integral de textos escritos por outros blogueadores ou por jornalistas noutros blogues ou jornais. A questão da autoria é muito séria e é muito séria para todos. Nem sequer digo que devia ser, porque simplesmente é. Quem nunca ouviu falar de direitos de autor, que se informe. Quem nunca ouviu falar de plágio, que se informe. Quem nunca ouviu falar de coisas como propriedade intelectual, que se informe.
ONDE É QUE EU JÁ OUVI ISTO? O Dr. Mário Soares resolveu chamar ao seu novo espaço de crónicas no Expresso, nada mais, nada menos, que ?Contra a Corrente?.
?Contra a Corrente??! Será coincidência? Eu, que tenho sido tão crítico do Dr. Soares, mereço um plágio - que digo eu! - um mimo deste calibre?
CONTRA A CORRENTE: Leonor Pinhão também usou esse título para as suas crónicas em A Bola (o que é outro exagero porque não há nada tão na corrente como ser manifestamente do Benfica...) [Já agora, Vergílio Ferreira pensou, na altura, chamar ao seu diário Contra a Corrente e achou melhor, bem vistas as coisas, chamar-lhe Conta Corrente. Ele sabia que as palavras são rapidamente apropriadas pelos seus contrários. E tinha razão. (...)]