09 novembro 2004

VITAMEDIAS

O Estado dos Media:
Os "merdia": o jornalismo é, tem de ser, uma profissão diferente. E se andamos todos a encher a boca com palavras fantásticas como "independência", "transparência", "isenção" ou "rigor", tenhamos a coragem de denunciar o que se passa nas redacções.

SJ apela à solidariedade activa com Manso Preto, que responde em tribunal a 9 de Novembro por recusar divulgar as suas fontes de informação.

A falácia da morte do mensageiro: A teoria da morte do mensageiro é uma falácia. O jornalista ao publicar uma notícia que sabe estar em segredo de justiça, mesmo que lhe tenha sido entregue numa bandeja, está a cometer um crime e, como qualquer vulgar cidadão, tem de ser punido. Ou tem mais direitos que o vulgar cidadão?
A tipologia do mensageiro: É pois de concluir ser o mensageiro pateticamente incapaz de conluio com o autor da mensagem. Não é co-autor nem cúmplice do acto. Age mecanicamente. Não se apercebe do interesse do autor da mensagem em utilizá-lo.

Um "Exercício Repugnante": Não tinha nada que ouvir Silva Pereira porque transcrevi o essencial da lamentável posição por ele assumida em todo o processo.
Ví­cios privados, Públicas vergonhas: como é que um jornalista - com as capacidades de JAC - diz que não precisa de ouvir o visado?