03 fevereiro 2005

ECOPOL

A ler, sem dúvida, Blogues políticos em Portugal: O dispositivo criou novos actores? (via Ponto Media)
Mas algumas questões:
1) Qual a base para afirmar que "no final de 2004 estima-se que existam cerca de 90.000 blogues feitos por portugueses, embora apenas cerca de 25.000 tenham sido actualizados nos últimos 30 dias do ano"?
2) Qual a base para afirmar que "embora o ritmo de crescimento da blogosfera tenha abrandado, os blogues que abordam questões políticas não têm parado de crescer"?
3) Qual a base para afirmar que "Em Portugal, o número de blogues com um número de leitores superior a 500 por dia não ultrapassa os 40"?
4) Porque é que "Na blogosfera interessa "quantos lêem" mas, mais importante, "quem lê"?
5) Porque é que "Apesar da crescente importância da blogosfera, até meados de 2004 o fenómeno foi praticamente ignorado pelos políticos. À excepção José Magalhães e, mais tarde, de Pacheco Pereira, os políticos portugueses só prestaram alguma atenção aos blogues depois dos jornais de referência terem dado grande destaque à temática", quando "só durante o ano de 2003 viria a ocorrer a grande explosão da blogosfera [e a] chegada Pacheco Pereira à blogosfera foi um momento importante no crescimento da blogosfera portuguesa já que atraiu o interesse dos media tradicionais, sobretudo a imprensa generalista"?
[Nota: Para este estudo foram escolhidos 51 blogues cujos temas mais abordados são a actualidade política nacional ou local. Conseguiram-se 35 respostas ao inquérito enviado, o que permitiu obter uma taxa de retorno de 68,7%.]
[act.: Blogs podem ser mass media e Os "queridos diários" dos políticos]