11 outubro 2005

VITAMEDIAS

Ainda sobre a tal micro-causa, a ler:

Micro-Questão ao PÚBLICO: Os genuínos pais da criança: A Micro-Questão, do Bloguítica, afinal tem outros pais, são eles: João Pedro e Castro, do Blogoexisto e Manuel Ferrer, do Homem ao Mar.

A GRITAR SOZINHO NO DESERTO: Aqui vão duas perguntas aos "promotores" e "abaixo-assinados" da micro-causa: como será possível defender a liberdade de expressão e de imprensa sem garantir o direito ao anonimato das fontes? Que ganham com a gritaria pública do assunto os promotores da campanha?

Micro Causas ou Linchamento Fácil: Chega a ser divertida a forma como os blogueiros se tomam a si próprios como os últimos detentores da verdade e da consciência cívica de um país. [...]
Por isso não alinho em grupos nem em carneiradas, mesmo que sejam organizadas por bloggers esclarecidos e muito visitados que oferecem links a quem os apoiar, numa espécie de oferta manipuladora de chouriços em campanha eleitoral.

A Blogos é diferente da política da Branca de Neve: A quem quer Paulo Gorjão, que já ensaiou outros esquemas populistas, como por exemplo publicar listas de familiares na política (já passaram há muito os 8 dias prometidos e ainda não vimos nada, ou será que a chamada à atenção para o populismo lançada pelo seu Guru o travou?) manipular?

Signal to noise ratio na blogosfera: Entramos claramente numa fase em que convém distinguir claramente o sinal do ruído numa comunicação.
Consideremos aqui o sinal como a informação relevante e com capacidade de nos levar a decisões ou formas de actuar, e o ruído como a informação irrelevante, incompleta, ou mesmo falsa.
Em toda esta questão que gira á volta do Jornal Público, onde está o sinal e o ruído?