27 maio 2006

VITAMEDIAS

No alvo: O pecado mora aqui: os grandes pecados dos media nacionais são o comodismo, a desatenção, o respeitinho pelo poder, o alheamento da sua tarefa histórica de watch dog. O problema não está naquilo que se publica mas naquilo que se deixa de publicar - não por acção de uma "matilha" mas por mimetismo informativo.

Coisas de agência: Efeitos do jornalismo Ctrl+C / Ctrl+V: Nos dias 19 e 20 de maio de 2006 teremos shows do 10.000 Maniacs no Brasil, comemorando seus 25 anos de carreira. Dentre seus sucessos, talvez o mais famoso seja a versão acústica de "Because The Night", cuja autoria pertence à parceria de Patti Smith e Bruce Springsteen. Entretanto, o release da assessoria informou que a música acima se chamava "Before The Night" e toda a imprensa on-line comprou.
[dos três exemplos. O Terra não tem o texto disponível mas os outros dois não alteraram nada...]

Coisas de agência? O detector de spin.... (sobre a notícia que hoje sai em vários jornais sobre o "Roteiro da Inclusão" do Presidente Cavaco. Reparou? Saiu assinada só por directores em cinco jornais diferentes (PÚBLICO, DN, DE, Correio da Manhã e O Independente)) + Coisas que fascinam (para a história!) (O que é que aconteceu? Cavaco Silva chamou os directores a Belém, falou-lhes dos seus «Roteiros» e dessa conversa colectiva saíram os diversos textos (mas só O Independente refere esse contexto, «uma mesa cheia de directores de jornais, rádios e televisões») - o Presidente conseguiu uma coisa verdadeiramente insólito: pôr (quase) todos directores a escrever notícias. Notável!)
[Mais notável ainda para quem se assume "como referência moral do País"]

Bem visto: Apercebi-me hoje de que a Entidade Reguladora é para a Comunicação Social e não da Comunicação Social.

Sobre os comentários nos blogues: Dificuldades da vida prática de um blog aberto ("O preço da liberdade é a eterna vigilância", ironizava Millor Fernandes, em tempos outros. Tal máxima retomaria validade indispensável em (muitos) recantos virtuais da presente ciberesfera?) + Limpar comentários. Tons & comentários. (Em certa medida, os blogs seleccionam os comentários -- não são salas de chat. É aquela regra básica: quem abre as portas, corre riscos. A menos que se perceba que para lá da porta há um certo tom que está acima da baderna.)
[Sobre blogues, é de acompanhar O "tom" dos blogues]