08 junho 2006

VITAMEDIAS

Carrilho em blogue (Bloco de Notas): pequeno pacote de ideias que ajudem a combater com eficácia a opacidade e a impunidade mediáticas, e que favoreçam a transparência nas diversas actividades da comunicação social.
Esse pacote é constituido por quatro propostas e um voto.
As propostas são as seguintes:
1ª - Que os jornalistas , para lá das incompatibilidades já estabelecidas na lei, passem a ser sujeitos a um registo público de interesses.
(Este passo é, no actual contexto, absolutamente necessário. E é preciso colocar já no horizonte um outro, caso a auto-regulação deontológica se continue a deteriorar e a mercenarização se continue a agravar -: o da sua declaração de património e de rendimentos.)
2ª - Que esta obrigatoriedade se alargue também aos comentadores regulares e remunerados da comunicação social, na imprensa, na rádio e na televisão.
3ª - Que se criem mecanismos sancionatórios efectivos das más práticas do jornalismo, que punam, com eficácia, as violações do seu Código Deontológico.
4ª - Quanto às ?agências de comunicação?, devem regulamentar-se as suas actividades, em particular na sua vertente informativa, com o estabelecimento de um «código de conduta» muito claro, bem como das sanções da sua transgressão.