03 maio 2007

No Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Press under surveillance (Manifesto & Video Spot)

Vatican calls verbal attack on Pope "terrorism": The Vatican's official newspaper accused an Italian comedian on Wednesday of "terrorism" for criticizing the Pope and warned his rhetoric could fuel a return to 1970s-style political violence.

PC World editor resigns over apparent ad pressure: Award-winning Editor-in-Chief Harry McCracken of PC World resigned Tuesday over disagreements with the magazine's publisher regarding stories critical of advertisers, according to sources.

Um Instituto da Comunicação Social que passa a Gabinete para os Meios de Comunicação
Social


Concentração dos media "é ameaça à liberdade": em Portugal, existe "uma razoável" liberdade de informação. Razoável porque são ainda alguns os "perigos" e "ameaças" que fazem com que a liberdade de imprensa seja uma realidade "mitigada" ou um "pouco diminuída", nas palavras do professor de comunicação da Universidade Nova de Lisboa, Rui Cádima. Para quem a "concentração dos media " está de tal forma que não permite "uma concorrência saudável" e uma total liberdade de informação.

'Sol' vai distribuir livros mas diz que não é brinde: "Não se trata de um brinde, mas sim uma forma de melhorar as vendas, que são sempre mais fracas no verão", disse. José António Saraiva sublinha que não há recuo.

(via)
"se os media não investigam suspeitas, deviam; se investigam e descobrem matéria de notícia, é uma campanha. Como se vê, não há meio-termo quando se fala dos media sempre que decidem meter-se com «os políticos», pois passa-se do oito ao oitenta com a mesma facilidade com que se trincha um bife ou se bebe um café. Significa isto que os media são melhores do que se diz? Não duvido nem um bocadinho. Aliás, não duvido que os media são melhores do que a grande maioria dos que os criticam". (autor)