23 agosto 2007

Não é assim que se ganham espectadores

Uma telespectadora da Sic Notícias, "por uma exigência de cidadania", resolve demonstrar o seu desagrado com a prestação de Mário Crespo nos dois telejornais em que entrevistou o ministro Rui Pereira e a presidente da distrital lisboeta PSD Paula Teixeira da Cruz.

Escreve sem insultos, pede ao director da estação para visionar as duas entrevistas e verificar se "foi conduzida com independência, rigor, qualidade e irreverência". Afirma que "ao longo destes últimos anos o jornalista Mário Crespo, inegavelmente alguém com experiência jornalística, tem sido um péssimo exemplo do que deve ser um jornalismo de excelência (...) porque, por exemplo, a irreverência e nalguns casos mesmo insolência - entenda-se a palavra na sua significação originária, injustiça - com que fala com os governantes contrasta vivamente com a cumplicidade e subserviência com que fala com as figuras do PSD, levantando a suspeita, provavelmente, infundada, de que o Jornal das Nove é uma tribuna de oposição ao governo".

Concorde-se ou não com as críticas, a resposta de Mário Crespo (será mesmo dele?) é estapafúrdia:
"Exma Sra.
Dado o teor menos cordato da sua comunicação não lhe responderei pessoalmente.
Informo-a que o seu registo electrónico de IP referente ao computador que usa foi por mim registado para memória futura.
Mário Crespo
"

Não responde pessoalmente mas responde - para lhe dizer que ficou com o endereço IP?!?!? E queixa-se legitimamente a telespectadora, "não conta a presunção de inocência. Ou seja, já me atribui a intenção de lhe enviar emails com outros nomes".

Alguma justificação (desculpe-se aquela do "software da SIC"...) para esta palermice pode estar neste "Who the man? (2)": "Entrevista a sério a Francisco Louçã. Sem a bajulação ou a ignorância com que os outros jornalistas a ele se dirigem. Para quem não viu, uma informação: chegou ao ponto de revelar que, depois da entrevista ao Ministro Rui Pereira, foi inundado de "hate mail" anónimo, o qual o software da SIC permitiu perceber que vinha de computadores do Bloco."
[act.: ler os comentários porque afinal parece que ele não disse nada disto...]

Fica a sensação: realmente, era melhor não ter respondido...