16 junho 2014

Notícias de miséria

Diz o Dinheiro Vivo: "só este ano já foram penhorados e vendidos 31 506 imóveis. Mais 12,48% do que o registado pela Autoridade Tributária durante o mesmo período do ano passado. Contas feitas, estão a cair na mão do fisco e a ser entregues para venda, em média, 189 casas todos os dias. É um recorde".

O que a notícia não diz (nem ninguém pergunta, sistematicamente):
1) quanto é que a AT arrecada com a venda diária de 189 imóveis? 
A AT não o diz porque sabe que, em muitos casos, não é a primeira na lista de devedores. Se a casa estiver hipotecada, o banco tem primazia no dinheiro da venda. Só depois virá o fisco, se sobrar alguma coisa...

2) quem são os maiores compradores destas 189 casas ao dia? 
Serão os bancos, que as compram abaixo do preço que financiaram?

Porque é que a AT não divulga a resposta a estas duas questões, quando revela estes brilharetes da pobreza?

É que estas "notícias" repetem-se, vêm sempre do mesmo sítio e são vistas como um recorde na folha Excel. Mas o que significam é que 189 pessoas ou agregados familiares ficam sem habitação, diariamente. E há sempre quem ganhe com isto - mesmo não sendo a AT.

É um recorde, mas só da miséria.

L.A.

15 junho 2014

Ora, afinal não foi a Internet que deu cabo dos jornais

Foi a perda dos classificados (mas "")...

"Contrary to most popular accounts, the growth of the Internet has not obviously caused a large decline in newspaper readership. Readership has fallen steadily since the Internet was introduced in the mid-1990s, but it had been falling at almost the same rate since 1980, and the small acceleration of this trend accounts for a drop in readership of only about 10 percent. This is consistent with more systematic evidence in Gentzkow (2007) and Liebowitz and Zentner (2012), suggesting that online-offline substitution is relatively limited, as well as survey evidence showing that the Internet currently accounts for less than 10 percent of total time spent consuming news (Edmonds 2013)".

e

"Each newspaper has physical space for exactly one advertisement. All readers of the newspaper must see the same ad. The marginal cost of printing ads is zero. Each website also has physical space for exactly one advertisement, but these ads are targeted, so the website can show different ads to different consumers. Consumer types are observable to websites".

Citações deste "Are online ads more valuable than print ads?"

e ainda os "eyeballs":

 

Sessão da tarde: Animal Farm (1954), financiado pela CIA


Animal Farm (1954): Though this version of Animal Farm was an entirely British production, the financier of the film was the US's Central Intelligence Agency.

10 junho 2014

Do estadinismo, no dia de Portugal

No segundo desmaio de Cavaco Silva em cerimónias oficiais: Repórter da TSF garante q foi usado "inibidor de sinal" para que os telemóveis ficassem inoperacionais (minuto 2:08)

Segundo a SIC, os seguranças da Presidência afastaram os repórteres de imagem, quando perceberam que Cavaco se sentiu mal, dificultando a recolha de imagens daqueles momentos de tensão.

Segundo o Público, "Os seguranças impediram qualquer aproximação e mandaram mesmo apagar as fotografias a alguns fotógrafos que estavam mais perto no local onde o Presidente foi assistido (...) Alguns minutos depois, ainda Cavaco Silva estava a receber assistência, os seguranças mandaram toda a comunicação social que estava do lado direito da tribuna principal – e por isso mais perto do Presidente – deslocar-se para o lado mais longe, depois de duas tribunas de convidados, sem qualquer acesso visual à zona. Jornalistas e fotógrafos só foram autorizados a regressar ao local quando o chefe de Estado já tinha recomeçado o discurso."

Luminous, by iNO