31 dezembro 2014

25 dezembro 2014

Blue Christmas

Lou Reed sings Blue Christmas with Rufus Wainwright, Martha Wainwright and the Mc Garrigle sisters. Musicians Laurie Anderson, Chaim Tannebaum, Joel Zifkin:

24 dezembro 2014

23 dezembro 2014

20 dezembro 2014

Há coisas que não mudam facilmente...

Sabe de quando é esta notícia "Portugal permanece o país mais desigual da Europa"?

"Portugal é o país mais desigual e mais pobre da União Europeia e a diferença entre os mais ricos e os mais pobres acentuou-se a partir de 2001. O número de pessoas a viver com menos de 350 euros por mês ronda os dois milhões e teima em não descer.
É cada vez maior o fosso que separa os portugueses pobres dos portugueses ricos. Portugal é, de acordo com os últimos dados estatísticos do Eurostat, o país da União Europeia (UE) onde é maior a desigualdade de rendimentos entre os dois grupos de pessoas situados nas extremidades da pirâmide social. A comparação entre os rendimentos acumulados pelos 20 por cento mais ricos e os 20 por cento mais pobres revela que, em Portugal, esse rácio atingia, em 2003, os 7,4, o que significa que os mais abonados detêm 7,4 vezes o rendimento dos mais necessitados. Esta tendência para uma maior desigualdade não é portuguesa, é mundial. O último relatório da ONU regista que, nas últimas duas décadas, num grupo de 73 países, os níveis de desigualdade aumentaram em 53 deles".

É de 15 de Janeiro de 2006, no Público, mas podia ser de 2011, 2012 ou de 2013 ou...

18 dezembro 2014

A quem pertence o fax do GES?



A TVI revelou esta quarta-feira gravações no âmbito do Grupo Espírito Santo. Recebeu um fax de um número alegadamente da Espírito Santos Resources que depois não conseguiu contactar.

Curiosamente, esse número de fax é atribuído à embaixada do Paraguai em, pelo menos, três sites: aqui, aqui e ainda neste.

Já o Twitter ou o Facebook da embaixada do Paraguai em Portugal remetem para o blogue local, onde o número de fax é diferente.

O Grupo Espírito Santo não esconde que esse é o seu número de fax, sabe-se que a morada em Lisboa serviu para outras empresas do Grupo (exemplo), e que a família tem propriedades no Paraguai.


Mas a confusão é ainda maior: o www.es-resources.com está agora "não disponível"- e era aparentemente do grupo Publicis -, enquanto o número de telefone é também da Rio Forte Investments mas numa outra morada em Lisboa...

Confusos?

15 dezembro 2014

De que falam eles quando falam da TAP?

O PS fala do primeiro "MEMORANDO DE ENTENDIMENTO SOBRE AS CONDICIONALIDADES DE POLÍTICA ECONÓMICA": "O Governo compromete‐se a ir ainda mais longe, prosseguindo uma alienação acelerada da totalidade das acções na EDP e na REN, e tem a expectativa que as condições do mercado venham a permitir a venda destas duas empresas, bem como da TAP, até ao final de 2011".

Ou, na versão original em inglês do "MEMORANDUM OF UNDERSTANDING ON SPECIFIC ECONOMIC POLICY CONDITIONALITY": "The Government commits to go even further, by pursuing a rapid full divestment of public sector shares in EDP and REN, and is hopeful that market conditions will permit sale of these two companies, as well as of TAP, by the end of 2011".

O PSD fala do Programa do XIX Governo: "Alienar a totalidade das participações na EDP e REN, preferencialmente até ao final de 2011, e garantir que sociedades cujo objecto seja a produção, distribuição ou comercialização de energia (como a EDP) não possam, directa ou indirectamente, imediata ou diferidamente, ter posições de controlo da REN. Alienar também a totalidade das participações na TAP. (...)

O modelo de privatização da TAP será definido dentro dos seguintes parâmetros:
- Manutenção da imagem de “companhia-bandeira”;
- Manutenção das suas principais operações baseadas no aeroporto de Lisboa;
- Manutenção do serviço de transporte aéreo para as ilhas

No que diz respeito à TAP e à ANA, serão definidos de forma articulada os respectivos modelos de privatização, ponderando, no caso da ANA, a transferência dos aeroportos da Madeira e dos Açores para a respectiva tutela".

Está de chuva...

14 dezembro 2014

13 dezembro 2014

Sociedade Portuguesa de Autores e sites pessoais

Eu,

perante uma cooperativa com 26 mil autores dos quais apenas votam 301, na que é "a maior votação de sempre na história da instituição";

perante "a SPA em todo o seu esplendor";

perante a "estratégia da SPA para a ruína dos autores nacionais";

perante, entre 2014 e 2020, a "busca incessante de novas áreas de cobrança no digital" pela SPA e o seu "reforço da capacitação dos serviços de documentação, classificação e distribuição, assim como  da informática, com os meios humanos e técnicos necessários à cobrança do digital";

perante, em 2015, a "busca incessante de novas áreas de cobrança no digital";

perante o processo algorítmico (ou "poderosa ferramenta") SPADigital para cobrança do direito de autor;

perante "a expectativa de algum crescimento no sector do 'licenciamento múltiplo'", nomeadamente na Internet, para 2015;

perante uma tabela de pagamentos/licenciamentos para streaming em sites pessoais e mesmo não-comerciais como esta:



eu teria algum cuidado com o que publicava num blogue ou site pessoal e pudesse abranger direitos de autor e conexos.

11 dezembro 2014

10 dezembro 2014

06 dezembro 2014

Paulo Teixeira Pinto sabe do que fala quando fala da arte digital?

"Este será o primeiro centro de arte digital do mundo com existência física", disse Paulo Teixeira Pinto (PTP) à revista Sábado desta semana. O projecto em Tavira "está agora à espera de financiamento comunitário", e "a obra estará concluída em 2016 e custará cerca de 1 milhão de euros".

PTP sabe do que fala, está a tentar arranjar financiamento nacional junto de ignorantes ou qual é o objectivo destas declarações?

Linz - que foi nomeada esta semana como "UNESCO City of Media Arts" - tem há muitos anos um festival de artes electrónicas e um museu, que entretanto evoluiu para ser o Ars Electronica Center.

O AEC - e nem procurei outros, porque o mundo é muito grande... - "opened its doors on January 2, 2009 after roughly two years of construction work and an approximate cost of 30 million Euros".

Igreja em Utrecht

03 dezembro 2014

01 dezembro 2014