29 maio 2003

VITAMEDIAS
PGR recusa "policiar" carteiras profissionais de jornalistas: A Procuradoria-Geral da República recusou instruir os delegados do Ministério Público e os departamentos de investigação e acção penal para policiar a validade das carteiras profissionais dos jornalistas, apurou a Agência Lusa.
O pedido tinha sido feito pelo presidente da Comissão da Carteira Profissional dos Jornalistas (CCPJ), Eurico Reis, a 25 de Fevereiro, mas em Maio os serviços de Souto Moura limitaram-se a transmitir essa solicitação aos delegados e departamentos "a título meramente informativo".
A CCPJ queria que os magistrados do Ministério Público exigissem sempre aos repórteres a exibição da carteira profissional, não apenas para comprovar a sua condição de jornalistas, mas também "para que pudesse ser verificado se a carteira está ou não dentro do seu prazo de validade".
[Admirável, as ideias que podem vir da CCPJ... Alguém quer pedir ao PGR para verificar como anda o mandato do juiz desembargador presidente da CCPJ, "a título meramente informativo"? É que não se sabe nada desta Comissão, excepto neste tipo de casos - será que posso dizer? - patetas...]