07 maio 2009

i: o jornalismo de cidadão num jornal adulto (sem estatuto editorial?)

O jornal i surgiu hoje em banca e online, com aposta no (agora já tradicional) jornalismo de cidadão ou iRepórter.


Para quem quiser e não souber como partilhar os seus conteúdos com o i, este disponibiliza uma "Ajuda". Curiosamente e no que parece ser o local apropriado, nada é dito sobre o que acontece após a entrega dos conteúdos.

O potencial iRepórter deve ler os "Termos de utilizaçao" para saber que "O utilizador, com o envio e (ou) a inserção de conteúdos no site, quer sejam artigos, fotografias, vídeos ou outros, transfere todos os direitos de autor ou de propriedade intelectual sobre os mesmos para a Sojormedia Capital, SA.". Ou seja, entregue os seus "artigos, fotografias, vídeos ou outros" e esqueça que eram seus.

Mas há mais. Por exemplo, não envie originais porque podem ser destruídos sem apelo se a empresa suspeitar que o material é copiado. A sério. "A Sojormedia Capital reserva-se o direito de retirar do site, suspender, destruir ou não divulgar qualquer material susceptível de não respeitar as regras legais, designadamente o Código de Direitos de Autor e Direitos Conexos". Isto após o utilizador assegurar à Sojormedia Capital que detém "todos direitos de autor, quer morais quer patrimoniais e de propriedade intelectual sobre os mesmos".

Não envie imagens originais por outra razão: a empresa "reserva-se" o direito de "alterar os conteúdos (...) sem necessidade de pré-aviso e pelo período que entender necessário, não lhe sendo exigível qualquer responsabilidade ou indemnização".

Finalmente, o i revela uma excentricidade positiva para dinamizar a compra do jornal em papel por menores porque "Os menores de 18 anos deverão obter autorização dos pais ou de quem exerce o poder paternal, antes de acederem ou disponibilizarem dados pessoais no site". E "sempre que tiver conhecimento desse facto", a empresa "não autorizará a utilização do site por menores de 18 sem autorização dos pais". Não diz é como vai impedir menores de acederem ao site ou descobrir a idade de quem acede online. Mas a ideia é boa...

P.S.: alguém descobriu onde está o Estatuto Editorial do i? Devia "ser inserido na primeira página do primeiro número da publicação", segundo a lei de Imprensa.