03 outubro 2002

VITAMEDIAS
Madison Avenue and your brain: New advances in neuroscience are explaining why people just do it, exactly as they're told to, when that commercial comes on.
"The mainstream economic theory behind advertising is just horrible," says Caltech behavioral economist Colin Camerer. "For some reason economists are reluctant to accept the idea that advertising makes you want to buy something you didn't necessarily want before ... Some of this new evidence from neuroscience could be very powerful in overturning that kind of silly, narrow conception."
A boa imagem da publicidade: De acordo com uma análise da agência Tempo OMD, 61% dos inquiridos tem uma «atitude receptiva» à publicidade na televisão, referindo até que «a boa publicidade não incomoda mesmo nos seus programas preferidos». No entanto, convém não abusar de um mesmo anúncio mesmo que este seja considerado de qualidade indiscutível. É que a quase totalidade (90%) da amostra utilizada pela Tempo OMD sublinhou que «o mesmo anúncio, ainda que agradável, quando repetido muitas vezes, acaba por ter um efeito contraproducente», causando irritação. Boa ou má, os chamados filmes comerciais provocam sempre mal estar a 44% dos inquiridos que revelaram «mudar de canal quando passa publicidade».