08 outubro 2002

VITAMEDIAS
Televisões contestam audiências
Os três canais generalistas e a TV Cabo juntaram-se para questionar a descida do consumo de televisão, com reflexos na quebra da publicidade. Uma iniciativa inédita
[24.02.01] Auditoria confirma sistema da Marktest
A auditoria foi encomendada pela CAEM - entidade que representa os meios de comunicação, os anunciantes e as agências de publicidade e de meios - e pretende ser o ponto final nas dúvidas levantadas contra o processo de medição de audiências televisivas em Portugal. [Ponto final?...]
[29.08.01] O público de televisão contra as audiências: "há casos em que as audiências podem mascarar os públicos", adianta [Daniel Dayan, investigador conhecido sobretudo pelo seu trabalho com Elihu Katz em torno dos acontecimentos mediáticos, ou "telecerimónias"], considerando que esse processo pode conduzir a uma espécie de silenciamento, já que o progresso das audiências tende a "cortar a palavra ao público".
Exemplo disso é o facto de as estações televisivas se preocuparem em analisar exaustivamente os valores de audiências e dedicarem uma atenção residual às queixas que recebem directamente dos espectadores. "Esse discurso é considerado irrelevante", enquanto as tão frágeis audiências - que "não têm consciência de o ser" e são sobretudo um artefacto criado pelos institutos de sondagens - são arvoradas em instâncias legitimadoras e representativas dos espectadores.