14 fevereiro 2003

VITAMEDIAS
Poucos Leitores, Muitos Jornais: Portugal tem a segunda mais baixa taxa de leitura e compra de jornais da União Europeia e apenas 19 por cento dos portugueses afirmam ler jornais diariamente. Destes leitores, somente 60 por cento declaram, segundo dados do Observatório da Comunicação, ler ou folhear títulos de imprensa regional. Por isso, uma das medidas urgentes é a criação de subsídios para campanhas de promoção da leitura, embora falte ainda fazer uma caracterização do perfil do leitor português por regiões.
No Instituto da Comunicação Social, encontram-se registados quase 4300 títulos - entre nacionais, regionais, confessionais e de especialidade -, 900 dos quais de imprensa regional. Isto faz de Portugal, segundo Feliciano Barreiras Duarte, o país União com maior taxa de títulos por mil habitantes, mas com menos leitores.
Os 900 jornais regionais existentes em Portugal empregam directamente cerca de 2600 trabalhadores, ao passo que as 300 rádios locais existentes dão emprego a perto de 5600.