10 abril 2003

VITAMEDIAS
L’Oncle Sam: feu sur la presse! Selon l'agence de presse espagnole Europa Press, le ministre de la Défense de Madrid aurait reçu, depuis quelque jours déjà, une note du Pentagone qui définissait l'hôtel Palestine comme "un objectif militaire".
Selon le témoignage de Giuliana Sgrena, envoyée spéciale à Bagdad pour le journal italien Il Manifesto, samedi dernier, le ministère des Affaires étrangères italien a contacté les journalistes italiens sur place, au "Palestine", en leur conseillant de... changer de lieu!
Jornalistas em Bagdad Recusaram Atender Ministério da Defesa: O momento que estavam a viver, o receio de aproveitamento político por parte de Paulo Portas e o facto de se tratar do primeiro telefonema do gabinete desde o início da guerra terão, segundo fontes da SIC e da Rádio Renascença, pesado na reacção dos jornalistas.
A intenção do ministério de Paulo Portas seria a de transmitir uma mensagem de preocupação para com os profissionais que se encontravam naquele hotel
[Não é muito credível que Espanha e Itália tivessem sido avisadas e Portugal não. Mas o Ministério poderia ter avisado os orgãos de comunicação e não os jornalistas directamente...]