25 junho 2003

VITAMEDIAS
O deputado Telmo Correia acaba de explicar o abandono pelo CDS-PP da defesa do V-Chip. A "patetice" (sou eu que o digo, há muito tempo) foi levantada por Paulo Portas quando interessava a questão da violência na TV. Hoje, Correia explica que era uma solução interessante para as famílias mas o seu partido não avança por "dificuldades na sua implementação" (o que já se sabia quando do seu anúncio nos Estados Unidos...) e porque "estava na berra quando avançámos e o seu sucesso não era o que se julgava" - ou seja, um bom exemplo de como se faz política nestas matérias. Se alguém tivesse legislado nesse sentido, onde estávamos hoje?
Segundo Correia, "há outros caminhos para que a solução não seja a mesma", por exemplo, "pela classificação e com coimas pelo não cumprimento da diferenciação de horários".
(No entretanto, a discussão sobre as leis concretas do audiovisual estão esquecidas na Assembleia, entre helicópteros nas passadeiras de Cannes, jet-fotografias-set e estatísticas sobre quem vê o quê durante n tempo na TV...)
Mais informação sobre o VChip:
V-Chip: Viewing Television Responsibly
The Moral and Political Significance of the V-Chip
How does the V-Chip work?