29 julho 2003

VITAMEDIAS
Morais Sarmento vai liderar central de comunicação do Governo: O ministro da Presidência, Nuno Morais Sarmento, está a preparar uma estrutura de acompanhamento e controlo da acção política e de comunicação do Governo. Esta espécie de central de comunicação e imagem ficará na dependência de Morais Sarmento, na Presidência do Conselho de Ministros. O objectivo, segundo apurou o Diário Económico, é optimizar a forma como é divulgada a informação sobre o Executivo, articulando estratégias de acção política e calendários. «Esse trabalho tem sido feito mais ou menos em cima do joelho e sob a pressão dos acontecimentos, mas é preciso melhorá-lo», disse ao DE uma fonte do Executivo.
Por outro lado, explica uma fonte ligada ao processo, essa estrutura poderia melhorar a articulação entre o Governo e o PSD, que não tem funcionado tão bem como os social-democratas desejariam. «Falta-nos um Jorge Coelho», confessa um alto dirigente do PSD, numa referência ao papel do antigo ministro socialista, que, no início do Governo de António Guterres, não só assegurava a coordenação do Executivo como fazia a ponte com o aparelho do partido.
A preparação desta estrutura de comunicação é uma espécie de trabalho de férias do ministro da Presidência, que deverá preparar o projecto durante o Verão.
[E os jornalistas devem aproveitar o Verão para se actualizarem sobre técnicas de propaganda?]