01 setembro 2003

VITAMEDIAS
Entre blogs e jornais, venha Diabo ou Deus e escolha:
Porquê a "notícia" a 30 de Agosto de que os Portugueses não lêem e ouvem menos rádio que a UE? A base, um estudo publicado em Maio e divulgado em Julho, é idêntica à publicada em 18 de Agosto com o título "Portugueses Vêem Mais Novelas e Séries e Lêem Menos Jornais".
Será porque o Abrupto se referiu a esse estudo a 28 de Agosto (e A Esquina do Rio (re)citou), referindo que tinha sido "divulgado ontem"?
E porque diz o mesmo Abrupto que "foi realizado no Parlamento Europeu" quando o estudo foi "on request of the European Commission, Directorate-General Press and Communication, Opinion Polls"? Bastava ler as "Technical specifications"...
E porque nunca se refere que os dados foram recolhidos com base na população que, para Portugal, aponta para pouco mais de 8 milhões quando a nossa população estabilizou há vários anos nos 10 milhões? Aponto isto porque "In each EU country, a member of sampling points was drawn with probability proportional to population size (for a total coverage of the country) and to population density"?