31 janeiro 2004

CONTAMINANTES

EU launches effort to cut road deaths: A person was nearly 15 times more likely to die in an automobile accident than in a commercial airliner for each kilometre travelled, the 2001 figures showed.
Among EU states, Greece and Portugal had the highest death tolls, at 180 and 163 respectively per million inhabitants in 2001. The lowest was Britain at 60 per million.
Novo Código: Em 2004
1 Passará a ser contra-ordenação o automobilista ou o passageiro atirarem beatas ou quaisquer objectos incandescentes para o exterior dos veículos.
2 As coimas por desrespeito à prioridade dos peões sofrerão um agravamento, sendo também reduzida a tolerância da velocidade de 30 km/h para 20 km/h nas zonas urbanas.
3 Estacionar em cima de passadeiras ou nos passeios, impedindo a passagem dos peões, poderá levar à apreensão da carta de condução.
4 Os iletrados deixarão de poder requer exame oral. Saber e ler escrever será obrigatório para a obtenção da carta de condução. Os candidatos terão ainda de passar por uma prova num parque de manobras antes do exame final.
5 As coimas por excesso de velocidade e de álcool ao volante serão agravadas. Conduzir com uma taxa de de álcool superior a 0,8 g/l dará uma multa entre os 500 e os 2500 euros.
6 Utilizar os telemóveis sem auricular ou sistema de alta voz dará imediata apreensão da carta de condução.
7 Desrespeito pelo sinal de paragem obrigatória nos cruzamentos, entroncamentos e rotundas dará também apreensão da carta de condução.
8 O período probatório (recém-encartados) passa de dois para três anos.
9 Passará a ser obrigatório o uso de coletes reflectores quando o condutor imobilizar o veículo durante o período nocturno.
10 Criação de um novo enquadramento jurídico para acelerar os processos rodoviários nos tribunais.
[act.: Venda de Coletes Reflectores Pode Induzir Automobilistas em Erro]