29 janeiro 2004

VITAMEDIAS

Department of Corrections: How Journalists Report Errors on the Web
Remember, cyberspace means never having to say you're sorry.
All the News That's Fit to Skewer: Tim Withers is a careful reader. A very careful reader.
Every time The New York Times' political reporter Jodi Wilgoren writes an article, Withers spends as much as an hour examining every period, predicate and gerund in her story
. He combs through Wilgoren's word choices, pouncing on any hint of political bias. And then, when he's done with his analysis, Withers posts his findings to The Wilgoren Watch, his new weblog devoted to all things Jodi.
Básico: Vasco Pulido Valente (VPV, para abreviar) regressa às páginas dos jornais no DN da próxima sexta-feira. No entretanto, aqui fica, não sem alguma indignação, um pequeno excerto da entrevista que o mesmo deu no passado fim-de-semana (fds, para abreviar) à revista Notícias Magazine. Leiam e bebam uma água das pedras logo de seguida. Um chá também serve. Foi o que se arranjou nesta falta de tempo danada.
"Fiz uma pesquisa na Internet à procura de opiniões sobre si, e...
Posso dizer uma coisa? As pessoas que escrevem nos blogues, como muitas das que escrevem nos jornais, como as que falam na televisão, dão aquilo que elas julgam que serão opiniões. Políticos falhados, jornalistas frustrados e tanta outra gente completamente iletrada, que não conhece os assuntos, e podiam dizer aquilo, ou o contrário, que era igual ao litro. Mesmo a maior parte dos cronistas são ignorantes, e o que escrevem são crónicas desnecessárias ou desabafos, aquilo a que chamo jornalismo da indignação. Mas faz muito sucesso, porque como as indignações são básicas, há muita gente a partilhá-las, e a ficar feliz por o senhor X, que até escreve no jornal, pensar como elas.
"