13 abril 2004

CONTAMINANTES

o Governo, no seu afã de "diminuir a sinistralidade" nas estradas, resolveu multiplicar por cinco as multas por condução sob efeito do álcool (acho bem, se acompanhado de outras medidas), e por três a condução por excesso de velocidade. Sucede que, há tempos atrás, foi divulgado um estudo de uma investigadora de uma universidade portuguesa, logo seguido de um estudo de uma mais ampla comissão de peritos ingleses, sob a principal causa de sinistralidade nas estradas. E qual era ela, em ambos os estudos? O excesso de velocidade, como nos repetem "ad nauseam" as nossas autoridades rodoviárias? O álcool? A má condução? As manobras perigosas? Não, nada disso: a principal causa de acidentes é o sono ao volante.
[Publicidade:] New Study on Drowsy Driving Has Eye-Opening Results: Drowsiness accounts for more than 1,500 auto-related deaths per year in the U.S., according to the National Highway Traffic Safety Administration. To prevent this deadly problem, Ford Motor Company has announced findings from a comprehensive five-month study, resulting in new technology designed to keep drowsy drivers awake.