17 maio 2004

VITAMEDIAS

Da ignorância e da humilhação: A notícia da sondagem RTP/PÚBLICO/Renascença sobre as eleições europeias apresentada pela RTP1 (13.05) dava menos importância aos resultados (o PS à frente da coligação governamental) do que à ignorância dos inquiridos: mais de metade dos entrevistados (53%) não sabia quando se realizam as eleições de 13 de Junho, nem por aproximação ao mês. Ora as pessoas não sabem porque a televisão não lhes diz! Raramente a televisão fala das eleições europeias!
Um trabalho universitário recente ajudou a estabelecer uma relação entre a ignorância e a oferta televisiva. O Glasgow University Media Group fez um trabalho de análise de conteúdo de todas as notícias da BBC e da ITN entre Setembro e Outubro de 2000 sobre o levantamento palestino nos territórios ocupados por Israel. O estudo revelava que a quase totalidade das notícias se centrava em mostrar actos de violência e conflitos sem dar a mínima explicação contextual. Nas 3536 linhas de texto das 87 notícias analisadas apenas 17 explicavam o conflito (menos de 0,5 por cento!) [...]
As perguntas sobre ignorância às pessoas da rua não revelam esta verdadeira origem da ignorância: a própria televisão. É preciso que os cidadãos e os espectadores pareçam ignorantes para que a televisão pareça não o ser.