01 junho 2004

VITAMEDIAS

Did Rumsfeld ban picture phones in Iraqi prisons?
A pergunta foi também feita posteriormente aqui (Did Rumsfeld ban Iraq camera phones?) ou aqui (Câmeras Digitais São Proibidas no Iraque. Ou Não.).
E agora? Por cá, qual destes jornais de referência vai ser o primeiro a dizer alguma coisinha aos seus leitores, explicando que aparentemente tudo não passou de uma brincadeira que escalou para ser "notícia"... Como se continuam a correr estes riscos:
1. News organizations assuming that everything they read online must be true
2. Reporters using questionable sources for facts
3. (perhaps) Non-native english speakers not recognizing satire
4. Humans assuming that everything reported by a newspaper - especially an online newspaper - is fact.
[act.: descobri, sobre um outro assunto mas relacionado, esta pérola: Vícios públicos e privadas informações, onde se questiona "Até que ponto é que um jornal deve assumir publicamente os seus erros, desmentindo-se a si próprio? Haverá algum limite?" Continuando, "o que é notável é que seja o próprio New York Times a declarar que nada disto salvaguarda os erros que foram cometidos e o facto de - voluntária ou involuntariamente - ter acabado por veicular informações erradas ou incorrectas aos seus leitores.
Como dificilmente algum jornal português se disponibilizará para fazer um exercício destes, será que Durão Barroso - e alguns dos seus ministros - está disposto a seguir o exemplo do New York Times?"]