04 junho 2004

VITAMEDIAS

O jornalismo no seu melhor - ou quando o jornalismo é notícia apenas na concorrência...:
CR do 'Público' demitiu-se: José Manuel Fernandes recusou-se a comentar o caso, tal como os membros do CR.
CR do Público Apresenta Demissão: Para José Manuel Fernandes ?este é um assunto interno, normal?, que não comenta. Por isso, ainda sobre o texto [do CR], apenas referiu: ?Vivemos numa sociedade pluralista, as pessoas têm liberdade de opinião.? E reiterou a sua posição: ?O que vem no jornal, em última análise, é da minha responsabilidade. Quando algo não cumpre as normas, tenho o dever de intervir.?
O conflito no Público: Aparentemente - é o que se sabe pela concorrência - há um conflito de interpretação sobre o papel da Direcção editorial. Seria razoável que o assunto fosse dirimido internamente. A pergunta que cabe fazer, uma vez o assunto tornado público, é saber se, do ponto de vista do jornal, ele não teria vantagens em explicar-se junto dos leitores e da opinião pública. Assumindo, se fosse caso disso, a conflitualidade, que não é nada do outro mundo.
Mas há mais:
Jornalistas do Jornal de Notícias à beira de um ataque de nervos:
É cada vez mais pesado o ambiente que se vive nas duas principais redacções, mas sobretudo na do Porto
Na mesma altura (27 de Maio) em que um documento crítico sobre a política editorial do Jornal de Notícias (publicação que perdeu a liderança do mercado português para o Correio da Manhã), e já subscrito por mais de 20 jornalistas, chegava às mãos de Henrique Granadeiro (Presidente Executivo da PT Lusomundo Média), Silva Peneda (Presidente do Conselho de Administração do JN), ao ministro Morais Sarmento e aos diferentes grupos parlamentares da Assembleia da República, os jornalistas aprovavam em plenário uma moção em que advertem a empresa Global Notícias "para os efeitos negativos, designadamente na qualidade do trabalho quotidiano", caso esta "persista na sua política de recuo e mesmo de desinvestimento no estímulo ao empenhamento e à dedicação dos jornalistas".
Embora os jornalistas contactados pelo Notícias Lusófonas afirmem que ?desconhecem a existência de um tal documento?, a verdade é que ele existe como, aliás, nos foi confirmado por fonte da PT e por diversos deputados do Parlamento português.
As nossas fontes não revelaram o conteúdo do documento, adiantando apenas que ele está a ser analisado pelos responsáveis da Global Notícias, tomando ?como matéria de facto algo que é visível: o mal-estar vivido nas Redacções e a perda de liderança editorial num mercado que há muito pertencia ao JN?.
Importa esclarecer que esse mal-estar é reforçado pelo atestado de menoridade e de incompetência passado pela Direcção do JN à restante hierarquia (Editores executivos e editores) mas que, contudo, é posterior quer ao documento em referência quer à moção aprovada. [...]