28 julho 2004

VITAMEDIAS

FIJ apoia Carta de Princípios contra corrupção nos média [FIJ] subscreve a Carta para a Transparência dos Média, elaborada pelo International Public Relations Association, cujos princípios são:
1 - Os novos materiais devem surgir em resultado de novas apreciações do jornalista e do editor, e não fruto de qualquer pagamento em dinheiro ou presente, ou qualquer outra retribuição.
[No original: IFJ Backs New Campaign Against Bribery and Corruption in Journalism: The principles, embodied in the Charter on Media Transparency developed by the International Public Relations Association, are that:
# News material should appear as a result of the news judgment of journalists and editors, and not as a result of any payment in cash or in kind, or any other inducements.
]
5 - Os média devem instituir regras escritas relativas à aceitação de presentes ou descontos em produtos ou serviços, e os jornalistas devem subscrever essas regras.
[O que vai acontecer ao "Ócios do Ofício", um guia actualizado dos benefícios para sócios do Sindicato dos Jornalistas com as quotas em dia. Resultantes de protocolos celebrados com empresas de diversos ramos e instituições, traduzem-se geralmente na concessão de descontos na aquisição de bens e serviços. É indispensável exibir o cartão de associado com o selo de actualização anual, confirmando a regularidade das quotizações]