A crise dos media: Porque a verdade é que, nos últimos semestres, as empresas de media esqueceram-se daquilo que nunca se lembraram nos muitos anos que já lá vão - investir na alma do negócio. É verdade - antes de venderem tachos e panelas, botões para as lapelas, os jornais vendiam notícias, histórias, sonhos até.
E, agora, diga-me lá - há quanto tempo não lê uma boa reportagem feita por portugueses num jornal português. Daquelas reportagens que levam mais que três horas a investigar e mais de duas a escrever. Que não se fazem ao fundo da rua, na casa da vizinha, num canto da redacção?
Pois, jornalismo. É disso que se têm esquecido de fazer as empresas de jornalismo. A resposta até está nos tais barómetros semestrais - os poucos jornais e revistas que ainda se vão aguentando, que perdem menos leitores, são aqueles que ainda vão investindo umas migalhas em jornalismo. As outras, parece que fazem bons negócios com tachos e panelas. Porque não mudam definitivamente de ramo?