06 janeiro 2005

VITAMEDIAS

Brazil Media Group to Reorganize With Eye on Stock Sale: Portugal Telecom would become the second foreign company to acquire a stake in a Brazilian media group since the country's media law was revised in 2002 to allow foreigners to own up to 30 percent of local television, radio and print media businesses.
Folha de rabo preso nas suas jogadas: A Portugal Telecom é a primeira empresa estrangeira a ter uma presença significativa na mídia brasileira. Mas isto é apenas a ponta do iceberg. O mais importante porém é que a Portugal Telecom tem participação significativa na operadora de telefonia Vivo, que pertence majoritariamente à espanhola Telefônica (ou Telefónica).
Estamos diante de um vasto conglomerado jamais visto em nossa conjuntura, não apenas pelas dimensões mas pelas suas características. Não se trata de um novo conglomerado multimídia como a Globo, mas de um gigante pós-mídia: a produção de informações deixa de ser exclusividade de uma empresa com os compromissos inerentes à atividade jornalística e passa a ser feita por um serviço de telefonia cuja concessão tem outras finalidades.
Significa que em futuro próximo o UOL ou outro portal associado a uma operadora de telefonia poderá emitir uma programação televisiva sem estar habilitada para isso.