29 março 2006

VITAMEDIAS

Jornais diários generalistas caem todos: PELA PRIMEIRA vez desde 1991, todos os diários portugueses generalistas venderam menos do que no ano anterior.
QUEBRA NAS VENDAS DOS JORNAIS GENERALISTAS: Relativamente aos outros segmentos de informação em papel, as publicações económicas aumentaram as vendas, as revistas de sociedade baixaram (excepto a Caras), as femininas creceram moderadamente e a TV 7 Dias reforça a liderança no sector das revistas de televisão.
Analisando os dez mais da imprensa portuguesa: Apesar de tudo, e ao contrário das primeiras leituras, não se pode dizer, em rigor, que, pela primeira vez, toda a imprensa cai nas tiragens e circulação: existe uma tendência geral de queda, mas há zonas onde a queda não ocorre e onde até se regista crecimento: a informação económica e alguma imprensa televisiva e de sociedade.

A verdade a que temos direito: Que se passa então com os diários?! Crise económica? Descredibilização generalizada?
Jornais cansados: Gostei, particularmente, da intervenção de Carlos Pinto Coelho [na TSF esta manhã]. Sobretudo quando falou no «jornalismo cansado» com que nos brindam os nossos diários e semanários.

Ordem e desordem jornalística: tenho fundadas dúvidas de que a actual maioria dos jornalistas portugueses, nestes tempos de tabloidização galopante, estejam efectivamente interessados em bater-se por uma autêntica ética profissional.
...des journalistes gentils avec la pub...: Prisma Presse veut contrôler les écrits de ses journalistes, indique 20 minutes dans son édition de mardi 21 mars. Le quotidien rapporte que le groupe qui détient notamment Gala, VSD ou Capital a mis en place "une liste d''engagements' que tous ses collaborateurs doivent respecter". Parmi ceux-ci: [...] l'obligation de "ne pas mettre en cause un quelconque des partenaires ou annonceurs publicitaires" du groupe.