28 junho 2006

TECNOSFERA

Ainda o ViaCTT (já nem me lembrava que foi anunciado em Agosto de 2005...):
CTT passam a distribuir correio por via electrónica: A caixa electrónica postal está disponível, mas rodeada de incertezas. Só cenários de níveis de adesão foram construídos pelos CTT um total de 15. Luís Nazaré, presidente da empresa, disse ao DN que estimar o nível de adesão ao Via CTT é como jogar na lotaria.
ViaCTT: 2.000 pessoas aderiram até final do dia: Os CTT investiram 2,5 milhões de euros no novo serviço, que permite a qualquer pessoa, empresa ou instituição ter uma caixa de correio electrónica onde ficará reunida a correspondência.
Via CTT avança com uma dezena de parceiros: Sem custos de adesão para o utilizador, o Via CTT pode ser subscrito através da Internet, telefone (808202029) ou nas lojas dos CTT. Cabe ao utilizador decidir de que entidades pretende receber correspondência electrónica através deste endereço que apenas pode ser usado nestes moldes, não podendo ser fornecido a terceiros como endereço de email.
Cibercorreio já atraiu duas mil pessoas mas confiança é vital no longo prazo: Para primeiro dia, a participação impressiona. Foram mais de dois mil os portugueses que durante o dia de ontem, logo a partir das 11.30, se inscreveram no novo serviço de caixa postal electrónica disponibilizado na Internet, via CTT.
[Só uma curiosidade: se eles se inscreveram "a partir das 11.30" como é que Sócrates "foi o primeiro português a activar a sua caixa electrónica" quando a cerimónia só começou às 12 horas?]

Nos contras:
viaCTT desmistificado: Na ausência de qualquer análise crítica, na comunicação social, ao lançamento, há muito anunciado, do viaCTT, impõe-se clarificar que [continua e merece leitura, incluindo os comentários]
ViaCTT, a culpa é do TITULAR: se ocorrer um Acesso ilegítimo que resulte em Falsidade informática, Sabotagem informática ou Intercepção ilegítima (tudo como definido na Lei da criminalidade informatica) causa pela incapacidade dos CTT em manter a segurança do serviço o problema e responsabilidade são do TITULAR. [...]
"Os CTT garantem a integridade e a confidencialidade do seu correio. "
Vejamos... se no contrato dizem que não podem "tecnicamente garantir a sua inviolabilidade"... mmmm... já me sinto muito mais seguro, como cidadão.
Via CTT: Os dados pessoais fornecidos pelo TITULAR no Formulário do Pedido de Registo serão processados e armazenados informaticamente numa base de dados pertencente aos CTT e destinam-se a ser utilizados pelos CTT no âmbito da relação contratual com o TITULAR e para a comercialização de serviços e/ou produtos das empresas do Grupo CTT.