16 dezembro 2007

Sobre os concursos

Em regra, não sou fã de concursos para melhor "qualquer coisa" mas agradeço a quem me nomeou para o concurso do melhor blogue português de 2007. (Este em media (!...) e o VideosAVer provavelmente por estar numa rede que é um luxo.)

Não sugeri nem votei em ninguém. Feito este "disclaimer" e antes de ir ao que me interessa, só tenho outro: o espanto por ver David Fonseca à frente do Remixtures na categoria Música.

Uma das juradas explica o assunto nos comentários: "Porque é que não é um Blog de Música?
Para se ter um Blog de música, não se pode ser músico? Ou é obrigatório falar do trabalho dos outros, e não se pode falar do seu próprio trabalho?
"

A nuance parece estar entre ser um blogue "de" ou "sobre" música. Neste último caso, David Fonseca paralisava na meta a ver o Remixtures. Se é de música, então o cantor leva a palma mas não deixo de ficar curioso: com tantos blogues de músicos e bandas nacionais, só ele foi nomeado em números que lhe permitiram chegar a este Top 10?

Enfim, voltando ao que me interessa: fiquei com uma curiosidade quase científica de como se fazem estas coisas. Nomeadamente sobre a intervenção do júri que devia ser "composto por pessoas que demonstram valor e independência naquilo que fazem e que são ao mesmo tempo, figuras conhecidas da maior parte de vós". Neste contexto, tenham em atenção a palavra "independência".

"De alguma forma", lembra A Causa Foi Modificada com as devidas hiperligações, "Julgo que se os primeiro, segundo, quarto e sexto classificados na categoria de Melhor Blogue Português de 2007 fizessem parte do Juri que elegeu o Melhor Blogue Português de 2007, isso poderia, de alguma forma, colocar em causa os resultados da eleição para Melhor Blogue Português de 2007".

Mas dos 10 jurados, o referido segundo classificado não votou de todo e um outro apenas votou parcialmente. E não se percebe se os jurados podiam ou não votar nos seus blogues:

1) Como não sou juíza em causa própria, vou dar 0 pontos ao meu Blog. À semelhança do que já fiz com o Blog Oficial dos Blogs do SAPO, que está nomeado na categoria Melhor Blog empresarial/corporativo.

2) Seja como for, é importante sublinhar que, como é normal nestas coisas, os jurados [...] não atribuiram quaisquer pontos ao seu próprio blog. O contrário seria ridículo, e era natural que, antes de se avançar para o ataque, isso fosse tido em conta, em vez das instantâneas teorias de conspiração.

Mas podiam ou não votar? Havia algo que os impedisse? Como era garantida a tal indedependência? Segundo o regulamento deste concurso, "Os critérios utilizados pelo Júri são da inteira responsabilidade e liberdade (se é que não são uma e a mesma coisa) de cada elemento que compõe o Júri."

A questão é irrelevante. O responsável do concurso explicou antes das decisões finais: "Continuo a achar que não existe um verdadeiro problema pelo seguinte: 1) o peso do voto de cada júri é muito reduzido 2) o júri "a" não conhece o voto do júri "b" e como tal não há cá palmadinhas nas costas 3) Não há prémios nem vales de compras em jogo 4) As pessoas escolhidas não são propriamente conhecidas por serem fantoches de ninguém."

Então, como decorreu a votação? Segundo o tal regulamento, "O apuramento dos vencedores é conseguido pela soma do voto de nomeação aos votos do júri.

O “voto de nomeação” são os voto conseguidos pelos blogs com mais nomeações.

O “voto de nomeação” tem um peso de 3/13 do total e o voto individual de cada elemento do júri tem o peso de 1/13 do total. Isto significa que caso o seu blog seja o mais nomeado tal não significa que seja o vencedor. Da mesma forma, mesmo que o seu blog não seja o mais nomeado as suas hipóteses de vencer não são nulas. Naturalmente, nos casos de blogs muito aproximados em termos de valor e porque os votos do júri não irão todos para o mesmo blog, o “voto de nomeação” poderá ser decisivo na maioria dos casos.

O voto de cada elemento do júri será atribuído da seguinte forma: 10 pontos para o 1º, 9 pontos para o 2º, 8 pontos para o 3º, 7 pontos para o 4º, 6 pontos para o 5º, 5 pontos para o 6º, 4 pontos para o 7º, 3 pontos para o 8º, 2 pontos para o 9º e 1 ponto para o 10º blog escolhido.

O voto de nomeação terá o seguinte valor: 30 pontos para o 1º, 27 pontos para o 2º, 24 pontos para o 3º, 21 pontos para o 4º, 18 pontos para o 5º, 15 pontos para o 6º, 12 pontos para o 7º, 9 pontos para o 8º, 6 pontos para o 9º e 3 pontos para o 10º blog mais nomeado.
"

Nesta contabilidade, quando pelo menos um jurado e meio deixam de votar, isso não significa que as percentagens para a votação são alteradas e influem nos resultados finais?

Esta minha ignorância não retira qualquer mérito à iniciativa que "foi um sucesso, não tenham grandes dúvidas", como explicou o responsável. E "Não foi perfeito nem nunca o virá a ser. Para o ano que vem, garanto, haverá mais e por algumas razões muito simples de explicar: acredito na iniciativa assim como respeito as opiniões expressas em quase 2000 formulários enviados. Não concordo com todos os resultados mas aceito-os e acho que representam qualquer coisa de importante. Por último, acho que mais iniciativa e menos conversa será o caminho a seguir."

Concordo e é por isso que contribuo aqui para tentar melhorar a iniciativa do próximo ano, com pouca conversa: evitem confusões com o júri. Dá sempre mau aspecto. A eles, aos nomeados e vencedores.

Ass.: por alguém que não acredita em concursos.