20 junho 2008

Terminou o IV Congresso dos Jornalistas Portugueses

O blogue onde mais se acompanharam, discutiram e questionaram os medias e os jornalistas portugueses vai deixar de se "ouver".

O Blogouve-se foi, durante cinco anos, um autêntico programa de um congresso de jornalistas nacionais que não se realiza desde 1998. Na altura, dizia alguém: "[P]elas características da profissão, devem ser os jornalistas a estabelecer as regras. Só que, e usando uma comparação futebolística, o jogo pode ser ganho por desistência de uma das equipas. Esta complexa reflexão precisa de jornalistas atentos e exigentes, bem preparados, participativos e disponíveis para discutirem a sua responsabilidade social."

Foi o caso, até porque também eu, "Mesmo não partilhando a totalidade das suas posições, sempre entendi a postura do João Paulo na net como transparente - toda a gente sabe onde trabalha, foi talvez o primeiro a criar para o seu espaço um guia ético e técnico e sempre fez por apresentar declarações de interesse".

O seu futuro será decidido em Outubro mas, no regresso que se deseja, não será "para continuar a fazer o mesmo". É pena.