05 junho 2009

Redes de Nova Geração em ambiente eleitoral

O Governo apostou no desenvolvimento das Redes de Nova Geração (RNG) como "Uma revolução na Internet e na comunicação".

Porque - "com um investimento maioritariamente privado, mas induzido pelo Estado" - as RNG "nas zonas rurais garantem coesão territorial", lançou o "Primeiro concurso para Redes de comunicações de Nova Geração rurais".

"O critério que determinou os Municípios abrangidos por esta iniciativa foi a inexistência num passado recente de investimento em infra-estruturas de rede de cabo coaxial e a inexistência de investimento, por parte de operadores alternativos, em infra-estrutura própria. Os 136 Concelhos que preenchem estes requisitos situam-se:
* 31 no Alentejo
* 5 no Algarve
* 43 no Centro
* 44 no Norte
* 1 na Região Autónoma da Madeira
* 12 na Região Autónoma dos Açores".

Este anúncio data de 26 de Maio, já se estava em plena época eleitoral. É anunciado que a Zona Centro será a primeira a avançar (há uma única excepção), sendo revelados os concelhos abrangidos.

Conjugando-os com o partido vencedor nas última eleições autárquicas de 2005 (ver quadro abaixo, dados STAPE), o resultado é o seguinte:
* 27 concelhos PSD
* 14 concelhos PS (dos quais 4 onde PSD não se apresentou a votos)
* 2 concelhos PCP:


Eis as minhas dúvidas: o Governo tentou apresentar investimentos em zonas PSD, segurar as do PS ou as RNG não contam para o campeonato dos votos?