Imprensa como indicador: A representação dos temas económicos nos media portugueses: A análise realizada aos dados dos media obtidos e codificados no perÃodo de vinte meses permite-nos salientar três categorias dominantes sobre as quais incidem a maior parte das notÃcias económicas representadas nos media em Portugal: PolÃticas Públicas, Macroeconomia e Setores e Negócios. Surgiram outras categorias entre as semanas observadas como a corrupção, negócios estrangeiros, fisco ou regulação, mas sempre com muito menor presença. As três categorias principais surgem constantemente ao longo de todos os meses observados.
Entre todas as amostras obtidas, dentro de todas as categorias analisadas a economia financeira surge com muito maior frequência que a economia real, porque o setor bancário é o que tem maior representatividade com uma grande diferença em quantidade de presenças em relação aos restantes dez setores de atividade económica representados no top. Durante os vinte meses têm 67 presenças, os restantes dez setores somam 40 presenças, o que significa que os bancos representam 63% das notÃcias económicas que abordam setores especÃficos.
A entidade que mais se destacou durante os vinte meses foi o governo português, as polÃticas fiscais, orçamentais e económicas praticadas surgem regularmenteno discurso dos media, o facto de estes vinte meses englobarem uma mudança de governo e de polÃticas orçamentais contribuiu muito para a presença constante do governo português no top 10 semanal. O OE para 2016 e o fator novidade deste governo, por ser suportado por forças polÃticas menos habituais, levou a um aumento do comentário económico nos media nacionais. A segunda entidade com maior número de presenças no top foi o governo grego, porque a sua eleição poderia causar alterações económicas em toda a ZE. O BES surge como a terceira entidade com mais presenças no top, entre as dez entidades com maior presença estiveram cinco bancos.O discurso económico dos media é predominantemente negativo, durante todo o perÃodo analisado existiu apenas uma semana composta exclusivamente por notÃcias com linguagem positiva e existiu também uma única semana em que uma notÃcia com tendência positiva representou mais de 50% do top. As notÃcias positivas tendem a não ter tanto destaque no discurso mediático. (...)
Os temas económicos internacionais são maioritariamente europeus, só estiveram presentes notÃcias económicas não nacionais no top durante 6 semanas entre as 87 analisadas, todas as notÃcias de alcance internacional não europeu incidiram sobre escândalos (Panamá Papers, Lava Jato) e crises (petróleo).