01 maio 2021

Imprensa como indicador: A representação dos temas económicos nos media portugueses (2016)

Imprensa como indicador: A representação dos temas económicos nos media portugueses: A  análise  realizada  aos  dados  dos  media  obtidos  e  codificados  no  período  de  vinte meses  permite-nos  salientar  três  categorias  dominantes  sobre  as  quais  incidem  a  maior parte das notícias económicas representadas nos media em Portugal: Políticas Públicas, Macroeconomia  e  Setores  e  Negócios.  Surgiram  outras  categorias  entre  as  semanas observadas  como  a  corrupção,  negócios  estrangeiros,  fisco  ou  regulação,  mas  sempre com  muito  menor  presença.  As  três  categorias  principais  surgem  constantemente  ao longo de todos os meses observados.

Entre  todas  as  amostras  obtidas,  dentro  de  todas  as  categorias  analisadas  a  economia financeira  surge  com  muito  maior  frequência  que  a  economia  real,  porque  o  setor bancário   é   o   que   tem   maior   representatividade   com   uma   grande   diferença   em quantidade  de  presenças  em  relação  aos  restantes  dez  setores  de  atividade  económica representados no top. Durante os vinte meses têm 67 presenças, os restantes dez setores somam  40  presenças,  o  que  significa  que  os  bancos  representam  63%  das  notícias económicas que abordam setores específicos.

A  entidade  que  mais  se  destacou  durante  os  vinte  meses  foi  o  governo  português,  as políticas fiscais, orçamentais e económicas praticadas surgem regularmenteno discurso dos  media,  o  facto  de  estes  vinte  meses  englobarem  uma  mudança  de  governo  e  de políticas orçamentais contribuiu muito para a presença constante do governo português no top 10 semanal. O OE para 2016 e o fator novidade deste governo, por ser suportado por forças políticas menos habituais, levou a um aumento do comentário económico nos media nacionais. A  segunda  entidade  com  maior  número  de  presenças  no  top  foi  o governo  grego,  porque  a  sua  eleição  poderia  causar  alterações  económicas  em  toda  a ZE.  O  BES  surge  como  a  terceira  entidade  com  mais  presenças  no  top,  entre  as  dez entidades com maior presença estiveram cinco bancos.O  discurso  económico  dos  media  é  predominantemente  negativo,  durante  todo  o período  analisado  existiu  apenas  uma  semana  composta  exclusivamente  por  notícias com  linguagem  positiva  e  existiu  também  uma  única  semana  em  que  uma  notícia  com tendência positiva representou mais de 50% do top. As notícias positivas tendem a não ter tanto destaque no discurso mediático. (...)

Os  temas  económicos  internacionais  são  maioritariamente  europeus,  só  estiveram presentes  notícias  económicas  não  nacionais  no  top  durante  6  semanas  entre  as  87 analisadas,  todas  as  notícias  de  alcance  internacional  não  europeu  incidiram  sobre escândalos (Panamá Papers, Lava Jato) e crises (petróleo).