30 dezembro 2002

VITAMEDIAS
Omissões: Existem numerosos trabalhos académicos sobre o conceito de «valor-notícia», terminologia utilizada para significar as características que um acontecimento «deve» possuir para se transformar em notícia.
ESTUDO 1: Num estudo já clássico, realizado em 1965, Johan Galtung e Mari Ruge identificaram, pela primeira vez de uma forma sistemática e exaustiva, os critérios de noticiabilidade, isto é, os factores que influenciam a passagem de um acontecimento a notícia.
Centrado no noticiário internacional, o trabalho identifica, entre outros, factores culturais. Assim, as pessoas e as nações «de elite» têm mais probabilidades de se tornar notícia; quanto mais «personalizado» for um acontecimento mais provável será, também, a sua transformação em notícia; quanto mais negativo for o acontecimento nas suas consequências, maiores são, também, as suas possibilidades de se transformar em notícia.
ESTUDO 2: Anos depois, em 1979, Herbert Ganz, num estudo baseado na «observação participante» realizada em dois magazines e dois canais de televisão americanos, confirmou alguns dos indicadores de Galtung e Ruge.
Assim, no que respeita às notícias nacionais (norte-americanas), Ganz aponta a importância atribuída aos actores e às actividades relacionadas com o Governo - quanto mais alta for a hierarquia da pessoa envolvida, maior importância é atribuída às suas actividades.
Em segundo lugar, o interesse nacional, isto é, os acontecimentos susceptíveis de causar maior impacte no país têm mais probabilidades de serem noticiados (para resolverem a complexidade do «interesse nacional», os jornalistas encontram «respostas simplificadas»).
Em terceiro lugar, uma notícia é tanto mais importante quanto maior número de pessoas afectar (na falta de dados sobre o impacte de um acontecimento, os jornalistas fazem «julgamentos impressionistas»).
Em quarto lugar, o significado histórico de um acontecimento relacionado com o passado, ou com implicações previsíveis no futuro da nação constitui, também, um critério de noticiabilidade.