20 junho 2005

VITAMEDIAS

Hugo Silva, do lisbonlab, lançou o desafio para o meritório BlogReporters, "um blog no qual qualquer licenciado em comunicação social, jornalismo ou jornalista desempregado à procura de emprego poderá publicar gratuitamente as suas notícias, reportagens, entrevistas ou fotografias [negrito meu]. Um espaço no qual estes indivíduos possam demonstrar a sua qualidade e valor, que poderá ser reconhecido por um editor de um órgão de comunicação social tradicional, que lhes proporcione uma nova experiência profissional."
Não pude responder directamente ao Hugo (que não conheço pessoalmente mas disponibiliza no lisbonlab trabalhos seus e excelentes links externos) sobre o jornalismo participativo. As minhas desculpas.
No dia seguinte ao meu desafio, também ele - por via da presença no debate que refere no seu texto - propôs a criação deste tipo de blogue.
Distancio-me deste projecto - ao qual desejo sucesso - porque acho que não deve estar feito como bolsa de emprego para quem está na comunicação social. Acredito que pode e deve ser feito por quem deseja participar, conhecendo antecipadamente regras jornalísticas, mas não necessitando de ser jornalista, licenciado ou no desemprego.
Nos comentários ao meu texto, um Pedro que não eu escreve "Ok, não é bem a mesma coisa (não é sequer "bem a mesma coisa") mas e a Wikipédia? Pode não ser jornalismo, mas mostra que há vontade e voluntarismo para esta espécie de projectos colectivos".
Acredito que pode ser um complemento a um projecto colaborativo jornalístico mas saliento a necessidade de controlo editorial nos conteúdos para não se acabar com uma "circopédia".
Por isso referi ser necessário que as regras devem ser estabelecidas e discutidas "entre os interessados" (previamente, saliento agora) a aderir a um projecto destes.