21 setembro 2006

VITAMEDIAS

Ainda sobre isto:
Estatuto do jornalista na Assembleia: Arons de Carvalho ataca Sindicato, considerando uma "vergonha" o apelo para alterar a proposta do novo Estatuto do Jornalista.
Arons de Carvalho criticou o SJ por redigir um abaixo-assinado que refere a impossibilidade de os jornalistas se oporem a modificações nos textos, esquecendo-se de dizer que ?o ponto anterior atribui o direito do jornalista se opor, se a modificação desvirtuar a obra?.
Alfredo Maia, presidente do SJ, defendeu a posição do seu organismo, considerando que a permissão para alterar textos ?esvazia, de facto, o ponto anterior?.
Aumenta adesão ao apelo do SJ pela liberdade dos jornalistas (Lista de subscritores do Apelo por ordem alfabética)
Direitos de autor são a maior preocupação dos partidos: De acordo com os deputados do PSD, CDS-PP, PCP e do Bloco de Esquerda, as alterações sobre direitos de autor provocam uma «fragilização do tecido empresarial», eventuais «bloqueios à publicação» de textos jornalísticos e possibilitam aos editores «mudarem textos sem autorização do jornalista que o criou».
Segundo explicou o ministro dos Assuntos Parlamentares, responsável pela pasta da Comunicação Social, os direitos de autor previstos na proposta do Estatuto de Jornalista «não se aplicam a todas as peças jornalísticas», deixando de fora «as que se limitam a dar notícias do dia ou relatos da actualidade».


[act.: SJ repudia afirmações de Arons de Carvalho]