18 setembro 2003

CONTAMINANTES

Portugal não pagou quotas em organismos internacionais: O Estado português ainda não pagou as quotas aos organismos científicos internacionais de que faz parte. Um montante de 25 milhões de euros que já devia ter sido transferido para entidades como a Agência Espacial (ESA), Laboratório Europeu de Físicas e Partículas (CERN), Observatório Europeu (ESO) e Laboratório Europeu de radiação Sincrotrão, entre outros, não se sabe quando será pago.
O Diário Económico confirmou junto da direcção do Gabinete de Relações Internacionais do ministério do Ensino Superior (GRICES) que as quotas não foram ainda pagas, mas «que o assunto está a ser tratado com o ministério das Finanças e a solução será encontrada em breve». [...]
Recentemente, o primeiro-ministro Durão Barroso afirmou que os investimentos em Ciência e Tecnologia serão uma das prioridades no OE 2004, sendo um dos sectores menos afectados pelos cortes orçamentais.
Portugal continua a ser um dos poucos países europeus que investe menos de 1% da percentagem do Produto Interno Bruto em ciência, o que o coloca na cauda da Europa, neste domínio.