08 março 2004

ECOPOL

O álbum fotográfico do processo Casa Pia já mereceu alguns comentários, como A Lista ou O Álbum da Totoculpa, entre outros (bem sintetizados por Narana Coissoró na televisão).
Curiosamente, o que ainda não vi foi escritos sobre a prática e modelo em que essas fotos foram mostradas às testemunhas e, nomeadamente, se evitaram erros de identificação como os referidos em Recommendations For Eyewitness Identification, Errors in Eyewitness Identification Procedures ou Eyewitness Identification Procedures: Recommendations for Lineups and Photospreads.
Convém ler estas recomendações, todas dos Estados Unidos, para perceber como há uma questão muito interessante: existe algum registo filmado integral dos investigadores a questionarem as testemunhas perante "a lista"?
[act.: Lista Negra: por que raio é que as fotos mostradas foram estas e não outras? É que se estas não foram obtidas aleatoriamente, foram escolhidas e os cidadãos têm o direito de saber os critérios da escolha. Até porque, com intenção ou sem ela, a utilização destas fotos lança suspeitas sobre os incluídos, que o Ministério Público não pode ignorar. A lista coloca os fotografados numa antecâmara da acusação, num estado de "presumível suspeição" que afecta de forma inaceitável a sua imagem pública.]