05 setembro 2006

VITAMEDIAS

Morte lenta: As experiências que se fizeram, incluindo títulos novos e remodelações de títulos antigos, com a inutilidade de praticamente todas elas e a aparente impossibilidade de estancar a perda de leitores, já devia, talvez, chegar para concluir:
1) que a procura global da imprensa generalista não só deixou de poder crescer como tenderá fatalmente a reduzir-se;
2) que o consumidor deste tipo de imprensa deixou de ser o leitor indiscriminado, para passar a ser alguém com relativa exigência, que precisa de mais informação do que aquela que outros meios lhe oferecem;
3) que o universo de leitores nestas condições é tão reduzido que não dá para qualquer veleidade de um jornal com agenda política a médio ou longo prazo.

Blogs e jornais: nos últimos anos, os jornais portugueses se entretiveram a disputar leitores e mercado publicando verdadeiras abjecções supostamente informativas. Deste modo, e muito na senda de um estilo inaugurado pelo O Independente - que, curiosamente, acabaria por ser a sua primeira vítima fatal, os jornais portugueses dedicaram-se a competir entre si para ver quem publicava mais lixo, tendo conseguido saturar os leitores e o país. É que, como dizia o outro, o povo é sereno, mas não é estúpido.
Por outro lado, não há dúvida que o que se vai escrevendo, por ora, na net e, essencialmente, nos blogs, é mais genuíno e descomprometido.

The real reason why no one reads your blog.: Consider the following facts [tem links no texto original]:
There are approximately 6.5 billion people in the world.
Only 16%of the world?s population (1 billion people) have internet access.
16% of the world?s population is illiterate, which leaves only 840 million readers.
Of that, only 20% of the world?s population speaks English, leaving 168 million readers.
Only 30% of internet users read blogs, leaving 50 million readers.
50 million people, sounds like a lot right? Wrong!
Technorati is currently tracking around 50 million blogs.
That?s pretty simple math, 50 million blogs for 50 million readers.
Therefore, with an average of only 1 reader per blog, then who?s reading your blog?
That?s right, just you. Depressing, ain?t it?