08 outubro 2006

VITAMEDIAS

Sequestro Informativo: A blogosfera tem revelado atenção ao condicionamento político da informação, nomeadamente na RTP. Nem sempre dados e comentários são os mais correctos, mas a internet divulga e amplifica a preocupação e o interesse analítico, às vezes rigoroso, de muitos cidadãos. Com uma blogosfera activa, torna-se mais difícil aos poderes e aos que vergam às pressões nos media tradicionais fazer passar propaganda e malabarismos informativos. Esta atitude activa da blogosfera é tanto mais importante quanto uma parte significativa da imprensa tradicional se alheia, incrivelmente, deste tipo de análise, fazendo um jornalismo sobre TV muito desviado da realidade (...)
[act.: O Telejornal falhado do dia 5 de Outubro: O que aí se pode observar é, de facto, dificilmente aceitável, qualquer que seja o ponto de vista que se adopte.]

Editor de política da agência Lusa [Nuno Simas] demitiu-se esta semana do cargo que exercia há mais de um ano. "Não comento" foi a sua única reacção quando questionado sobre as causas desta saída. Fontes da redacção disseram ao DN que existe um "clima de mal-estar visível entre vários editores e a direcção de informação, que poderá conduzir a novas demissões".
[Esta notícia foi avançada na sexta pela Escola de Lavores e até hoje, que eu tenha visto, a Lusa não a "noticiou"...]