02 fevereiro 2007

VITAMEDIAS

A globalização no jornalismo (via, negritos meus):
Here is the US news from Bangalore: They are journalists employed by the world's biggest news agency, Reuters.
Their job is to cover US financial news.
And they are working overnight so that they can report company news live as it happens on the New York Stock Exchange - from India.

No limite, tudo é possível: para quê ter jornalistas de política nacional se a Lusa pode fazer esse trabalho? Para quê jornalistas de economia, de tecnologia (ok, esta é piada...), fotógrafos, gráficos? Tudo pode ser feito de forma mais barata noutros países, fora dos meios que divulgam as notícias. O que se perde? O que se ganha?
O glocal é isso mesmo: fazer globalmente com atenção ao local. Porque haveria o jornalismo de ser diferente dos têxteis ou de uma fábrica de chouriços, que podem ser produzidos num qualquer lugar para serem vendidos noutro?
Só uma rápida reflexão: não é isso que já está a acontecer na maior parte dos nossos meios de comunicação social, encher espaço com coisas de fora sem serem adaptadas aos interesses locais?