17 abril 2008

Mortes e caos

Morreu Edward Lorenz, pai da Teoria do Caos: wrote the first clear paper about what has come to be known as Chaos. The paper was called Deterministic Nonperiodic Flow and it was published in the Journal of Atmospheric Sciences in 1963.

Morreu Pedro Bandeira Freire: Há cerca de um mês, Pedro Bandeira Freire entregou as chaves do Cinema Quarteto, que fundara em 1975, depois de, em Novembro passado, aquele complexo de quatro salas ter sido encerrado pela Inspecção-Geral das Actividades Culturais, que detectou falhas ao nível da segurança.
[autor de "Ternura dos quarenta":
Quando penso o que passei
Fronteiras de solidão
Tinha prá dar e não dei
Olhei para mim e pensei

Não tenho nada na mão
Tive o tempo e não senti
Tive amores e não amei
Os amigos que perdi
E as loucuras que vivi
São tantas que já não sei

[refrão]

Quem eu era, quem sou eu e quem pareço
Se alguém hoje me espera, com certeza que mereço
Mereço ainda, amor a tua presença
Para enfrentar a vida, com a ternura dos quarenta

Foram tantas as idades
Da vida que atrás deixei
Não quero sentir saudades
Vou em outras amizades

Amar o que não amei
Os copos que não bebi
Os discos que não toquei
Os poemas que não li
Os filmes que nunca vi
As canções que não cantei

[refrão]

Meus amigos, importante é o sorriso
Para seguir viagem
Com a coragem, que é preciso
Não adianta, deitar contas a vida
A ternura dos quarenta
Não tem conta, nem medida]