18 abril 2008

É sempre bom saber a quem se entrega o dinheiro

Bancos abusam da ignorância dos clientes:
- Um dos maiores problemas encontrados pelo Banco de Portugal, foi a falta de informação, prestada pelos bancos, nas condições dos créditos à habitação.

- Algumas das instituições financeiras cobram encargos aos clientes indevidamente.

- Há bancos que aproveitam para vender compulsivamente aos clientes produtos associados ao crédito à habitação.

- O Banco de Portugal detectou preçários de bancos incompletos ou desactualizados, assim como simulações de crédito pouco credíveis.

- A ocultação de informação sobre despesas e publicidade enganosa foram outros dos problemas diagnosticados pelo Banco de Portugal.

BANCA DEVE 56% DO PIB AO EXTERIOR: A febre dos portugueses pelos empréstimos bancários está a levar os banqueiros a endividarem-se no exterior, a aumentar as responsabilidades financeira do País e a fazer disparar o défice externo. Os cifrões são inimagináveis...

Os dinheiros em dívida e os compromissos do País no estrangeiro já ultrapassam os 148,7 mil milhões de euros, o equivalente a criação de riqueza em 11 meses de árduo trabalho dos portugueses (91,3% do PIB). Deste montante, as dívidas (compromissos) da banca portuguesa no estrangeiro já atingem os 91,6 mil milhões de euros, 56% da riqueza do País. Este é o resultado de contratações de empréstimos para compra de casas próprias e de bens de consumo, como carros e electrodomésticos, resultante da queda das taxas de juro na última década.