27 julho 2015

Se não é verdade, podia ser

"A nossa entrada (na CEE) vai provocar gravíssimos retrocessos no país, a Europa não é solidária com ninguém, explorar-nos-á miseravelmente como grande agiota que nunca deixou de ser. A sua vocação é ser colonialista".

"Portugal vai entrar num tempo de subcultura, de retrocesso cultural, como toda a Europa, todo o Ocidente. Mais de oitenta por cento do que fazemos não serve para nada. E ainda querem que trabalhemos mais. Para quê? Além disso, a produtividade hoje não depende já do esforço humano, mas da sofisticação tecnológica. Os neoliberais vão tentar destruir os sistemas sociais existentes, sobretudo os dirigidos aos idosos. Só me espanta que perante esta realidade ainda haja pessoas a pôr gente neste desgraçado mundo e votos neste reaccionário centrão".

"Que será, porém, de Portugal quando deixar de ter dirigentes que acreditem nestes valores? As primeiras décadas do próximo milénio serão terríveis. Miséria, fome, corrupção, desemprego, violência, abater-se-ão aqui por muito tempo. A Comunidade Europeia vai ser um logro. O Serviço Nacional de Saúde, a maior conquista do 25 de Abril, e Estado Social e a independência nacional sofrerão gravíssimas rupturas. Abandonados, os idosos vão definhar, morrer, por falta de assistência e de comida. Espoliada, a classe média declinará, só haverá muito ricos e muito pobres. A indiferença que se observa ante, por exemplo, o desmoronar das cidades e o incêndio das florestas é uma antecipação disso, de outras derrocadas a vir". 

Retirado de "As Premonições de Natália Correia" que, alegadamente, dizia: "Vai ser preciso passarem duas décadas, ou mais, sobre a minha morte para começarem a compreender o que escrevi".

23 julho 2015

Onde estão os arquivos da correspondência oficial sobre a exportação de material de guerra para o Irão entre Dezembro de 1980 e Janeiro de 1981?

Resolução da Assembleia da República n.º 97/2015 

Recomenda ao Governo a abertura de um inquérito que permita esclarecer o desaparecimento dos arquivos do EMGFA, MDN e MNE da correspondência oficial entre estes organismos com referência à exportação de material de guerra para o Irão.

A Assembleia da República resolve, nos termos do n.º 5 do artigo 166.º da Constituição, recomendar ao Governo que determine a abertura de um rigoroso inquérito que permita esclarecer cabalmente o desaparecimento dos arquivos do Estado Maior General das Forças Armadas, Ministério da Defesa Nacional e Ministério dos Negócios Estrangeiros da correspondência oficial cruzada entre estes três organismos com referência à exportação de material de guerra para o Irão, nas datas de 2 e 9 de dezembro de 1980 e 26 de janeiro de 1981.

Esta correspondência foi identificada pela Inspeção Geral de Finanças (IGF) no livro de registo de correspondência do Gabinete do EMGFA.

Aprovada em 3 de julho de 2015.
A Presidente da Assembleia da República, Maria da Assunção A. Esteves.

19 julho 2015

14 julho 2015

Pub da boa: Range Rover



com música de Franco Bastelli - Il Tuo Mondo:

numa versão (original?) de Claudio Villa:

11 julho 2015

Sacos de plástico pagos aumentam vendas nos supermercados

Jorge Moreira da Silva: "os consumidores portugueses estão a dar uma lição a muita gente preconceituosa"

Study: Using reusable totes at the market leads to buying more junk food: Bringing a bag to the supermarket increases purchases of both organic and indulgent (re: junk) foods. One possible explanation for the trend is that bringing a bag “primes” shoppers to buy organic foods because the bag makes them feel virtuous. Then they reward themselves with something indulgent, called “licensing.” But unlike the organic purchases, which are made as a swap for the conventional version, the indulgences are made as additional purchases.

Estudo: BYOB: How Bringing Your Own Shopping Bags Leads to Treating Yourself and the Environment